E. M. Profª Lourdes Peres Martins

E. M. Profª Lourdes Peres Martins
Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Planejamento 2012

Professores de Panorama participam de ciclo de estudos

O período pós-carnaval foi de estudo para os professores da rede municipal de Panorama. Reunidos durantes três dias, 22, 23 e 24 eles readequaram o planejamento de 2011 para este ano letivo, o encontro foi realizado na E.M. Bel Armando Ribeiro. As ações que deram certo ano passado foram mantidas e aquelas que apresentaram resultados negativos foram melhoradas ou retiradas do plano.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Deise V. P. C. Luciano, e a assessora pedagógica Cacilda Villa Ruella, o planejamento é essencial para um ensino de qualidade. Cerca de 100 professores participaram do ciclo de estudos, sendo que, as ações foram divididas por ano escolar. Por exemplo, todos os educadores do 1º ano, das três escolas do município planejaram juntos para haver um ensino uniforme, e caso um aluno precise ser transferido de escola ele acompanhará o conteúdo sem prejuízo.
Em Panorama, além das disciplinas básicas como Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física os estudantes também contam com aulas de Música (1º e 2º anos), Leitura (3º anos), projeto Jornal (4º e 5º anos) e a Informática, que abrange todos os estudantes do ensino fundamental – ciclo I.

Palestra
Neste período de estudos os educadores também contaram com uma palestra ministrada pelo advogado, José Silvio Graboski, especialista em Educação. O profissional abordou dois temas: Eca e os Educadores; Lei Federal nº11.738/08, a qual instituiu o piso nacional do magistério e a jornada de trabalho.
O advogado frisou que é obrigação da família dar apoio escolar à criança em casa como: freqüência, lição de casa, respeito com os professores, funcionários e colegas de sala. Segundo ele caso aconteça problemas os pais devem ser avisados e convocados a comparecer na escola e aqueles pais que não compareceram o caso deve ser encaminhado ao Conselho Tutelar, e ainda este órgão não resolvendo a situação, a direção da escola deve procurar o Ministério Público.
A escola pode e deve ter um regimento interno impondo regras como: proibir o uso de roupas curtas no interior da escola, uso de boné, chicletes, entre outras proibições.
Quanto a Lei Federal nº11.738/08, o advogado esclareceu algumas dúvidas dos professores quanto a jornada de trabalho, a qual será de 30 horas semanais, sendo que, o professor ficará 24 horas com o aluno; e 12 horas disponível para o EPA (Estudo, Planejamento e Avaliação). Esta lei veio não para que o professor trabalhe menos, mas sim que ofereça o melhor de si ao estudante, com mais tempo para se preparar, pesquisar etc. “Na avaliação dos governantes esta lei é um dos caminhos para a educação brasileira melhorar”, informou o palestrante. Porém, salário digno para a categoria também é um quesito forte para investir em melhorias. “Hoje, os professores ganham pouco e com isso os vestibulandos optam por medicina, engenharia etc, o magistério tem que ser tão atrativo quanto estas profissões”, finalizou Graboski.
                                                                                                       Ana Lílian Guimarães










Nenhum comentário:

Postar um comentário